.

.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Própolis verde dá novo uso à vassourinha-do-campo

A resina extraída da planta, considerada invasora até pouco tempo, contém compostos químicos importantes de doenças


POR IVACI MATIAS
Além de coletar néctar e pólen, abelhas buscam resinas, que protegem os enxames de doenças. (Foto: Alexandre Motta/Ed.Globo)
A cor esverdeada da própolis de algumas regiões de Minas Gerais, diferente da substância da tradicional, despertou a atenção dos japoneses e descortinou um novo horizonte para o produto brasileiro. Com a ajuda dos apicultores mineiros, eles descobriram que a própolis verde continha uma resina extraída dos brotos de uma planta que até então ninguém dava valor: a “vassourinha-do-campo”.
A descoberta revolucionou o mercado de própolis. Os pesquisadores constataram que no produto oriundo da resina da vassourinha havia todos os compostos químicos da própolis tradicional e outros ainda desconhecidos e importantes na prevenção do câncer, na cura da osteoporose e do diabetes tipo 2.
A própolis verde é fabricada pela apis mellifera, conhecida pelo nome popular de abelha-européia, ou africanizada, a mesma usada na produção comercial de mel.
Nas bancas e na TV
Na edição de julho da revista GLOBO RURAL você pode conferir os detalhes da produção e do mercado da própolis verde. E abaixo você confere a matéria exibida no programa GLOBO RURAL de domingo (5/07) na TV Globo e no canal Globo News.
Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário