.

.

domingo, 10 de abril de 2016

O pequeno besouro das colmeias (Aethina tumida) chega ao Brasil

(Matéria extraída do site  http://www.apta.sp.gov.br)


Em 26 de fevereiro de 2016 o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) oficializou, junto à Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), a presença do pequeno besouro das colmeias (Aethina tumida), no Brasil.

Fonte: APTA

Entretanto, segundo o relatório do MAPA, a primeira constatação da presença do besouro em apiário brasileiro data do ano de 2015. Este fato é preocupante porque o tempo transcorrido entre a observação do besouro em colmeias em Piracicaba-SP e o início das investigações é longo, prejudicando a adoção de medidas que previnam a dispersão e promovam o controle e/ou erradicação desta praga.

O pequeno besouro das colmeias (do inglês “Smal Have Beetle – SHB”), foi identificado pela primeira vez em amostras oriundas da África, no ano de 1867. Posteriormente ele foi encontrado nos Estados Unidos (1996) e depois  em outros países como Egito, Austrália, Canadá, México, Itália e na América Central (considerando os relatos ocorridos em Cuba em Melipona beechii), além de Portugal (onde foi rapidamente erradicado).

Quando adultos, os besouros A. tumida são geralmente de cor marrom escuro a preta, sendo muitas vezes mais claros logo após emergirem (vão escurecendo com o gradual endurecimento do exoesqueleto). O tamanho é variável, mas geralmente medem um terço do tamanho da abelha africanizada (Apis mellifera). De forma geral, este besouro utiliza como substrato material orgânico diverso.

Fonte: APTA


Fonte: APTA

A capacidade de deslocamento ampla (estima-se em até 13 km/ano), associada á diversidade alimentar e sobrevivência em diferentes climas, são os principais fatores que permitem a esses besouros um sucesso adaptativo e de dispersão em diversos ambientes. Este sucesso é o motivo pelo qual esta espécie vem cada vez mais sendo estudada.

Fonte: APTA

É importante destacar que essa notícia não serve de alerta somente para os apicultores, mas também para todo cidadão que contribui para o desenvolvimento da atividade em sua região.


Veja todo o conteúdo na íntegra no artigo de TEIXEIRA et al. (2016), clicando aqui.


Referência bibliográfica:

TEIXEIRA, E. W.; De JONG, D.; SATTLER, A.; MESSAGE, D. Aethina tumida Murray (Coleoptera, Nitidulidae), o pequeno besouro das colmeias, chega ao Brasil : NOTA AO APICULTOR. Apta regional. Disponível em: http://www.apta.sp.gov.br/Nota_Tecnica_APTA/EricaWT_et_al_Aethina_tumida_chega_ao_Brasil.pdf. Acesso em 04 de abril de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário