.

.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

CALDEIRÃO DO HUCK: PRÊMIO JOVENS INVENTORES (tema:conservação de alimentos com cera de abelha)


A fruta do faraó



De apodi no interior do rio Grande do Norte, Jociel, Geraciano e Huquembera, com a ajuda da professora Gidélia, trouxeram sua invenção chamada "A fruta do faraó". Preocupados com a falta de chuva na região, que já dura três anos, eles desenvolveram uma tecnica com cera que ajuda na conservação de frutas.




 Esses estudantes descobriram a partir de pesquisas centradas na história do faraó, um conservante natural para frutas que é a cera; isso ocorreu quando descobriram que o significado de múmia é cera e que o faraó chegava a trocar uma barra de ouro por cera, então despertaram a curiosidade, pois se a cera já foi encontrada em sarcófagos datados de mais de 15 mil anos atrás, por ser usada para conservar os corpos, poderia também ser usada para conservar frutas.

O Revestimento para frutas a base de cera de abelha proporciona  uma maior durabilidade a estas.  Segundo os três rapazes que desenvolveram a pesquisa, as frutas com o revestimento duram até 2 meses em temperatura baixa, mas em uma temperatura de mais ou menos 35°C duram em torno de 40-45 dias, dependendo da fruta. Sendo portanto um resultado relevante.

Fonte:http://tvg.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/

Um comentário:

  1. Qual a temperatura ideial para se aplicar a cera? E houve banho frio apos? Ha' outras instruçoes ou link para ver a maneira ideializada para efetuar o "enceramento" :)

    ResponderExcluir