.

.

domingo, 22 de maio de 2016

22 de Maio - Dia do Apicultor

No dia 22 de Maio, comemoramos o dia do Apicultor. O apicultor é o profissional responsável pela criação de abelhas melíferas (produtoras de mel). O objetivo do trabalho nesta área é a produção de mel, própolis, pólen, cera, geleia real e veneno (apitoxina).


Além disso, o apicultor pode se dedicar à criação de rainhas para uso próprio ou comercialização para outros apicultores, ou utilizar a apicultura como instrumento de polinização de culturas agrícolas. Há ainda os que criam abelhas com o simples propósito de satisfazer a sua curiosidade científica ou como passatempo.
Essa data foi escolhida por levar em considerações o dia de Santa Rita de Cássia, padroeira dos apicultores. Essa prática remonta ao ano de 2.400 a.C., no antigo Egito.
Quanto ao número de apicultores no Brasil, as pesquisas apontam os extremos entre 26.315 e 300.000; esses produtores, juntos, possuem entre 1.315.790 e 2.500.000 colmeias e um faturamento anual entre R$ 84.740.000,00 e R$ 506.250.000,00 (Sampaio, 2000; Wiese, 2001).


O mel é considerado o produto apícola mais fácil de ser explorado, sendo também o mais conhecido e aquele com maiores possibilidades de comercialização. A importância do mel para a humanidade é indiscutível, pois é o adoçante mais antigo de que se tem notícia.
Para ser um apicultor não requer possuir algumas colmeias, é muito importante também conhecer seu comportamento social, sua biologia e se manter atualizado sobre novas técnicas a serem desenvolvidas.
O Grupo de Pesquisas com Abelhas e Polinização (GPAP) parabeniza todos os apicultores pelo seu dia e seu esplêndido trabalho! Parabéns!









Fotos: GPAP




Nenhum comentário:

Postar um comentário