.

.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Abelhas rainhas criadas em laboratório formam colmeias que produzem mais mel

As rainhas das colmeias são substituídas anualmente, quando velhas e fracas, baixando seu pico de postura influenciando diretamente na produção da colmeia.

                                                       Fonte: Google Imagens

O método bastante conhecido na produção de rainha é o método Doolittle, simples e prático, mas quer requer bastante diligência. É importante selecionar bem os materiais que serão utilizados. Consiste na transferência das larvar para cúpulas, futuramente novas rainhas até a fecundação.

O pesquisador Edney Magalhães, em Itabuna (sul da Bahia), a algum tempo desenvolve esse trabalho no apiário Ceplac, obtendo excelentes resultados. As abelhas-rainhas produzidas são distribuídas aos pequenos produtores rurais. Uma rainha nova chega a pôr até três mil ovos por dia. Rapidamente, o enxame fica numeroso chegando a 60, 70 mil indivíduos. A produtividade, é claro, também se multiplica.

A técnica demanda um período de quatro semanas e meia, em atividades de ida e vinda do laboratório ao apiário. O projeto realizado em Itabuna, pela equipe do Ceplac, atende 400 apicultores de sete associações do sul da Bahia. A meta é chegar a mil produtores até o fim do ano.


Veja mais em: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário