.

.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Geleia real é aliada contra o câncer e controla a pressão arterial.

A geleia real é um superalimento recheado de nutrientes, fitoquímicos e antioxidantes, e esta composição química notável é a responsável por seus inúmeros benefícios à saúde. Ela previne contra certos tipos de câncer, reduz a pressão arterial, atua na infertilidade, baixa os níveis de colesterol LDL, protege o fígado, combate a inflamação, cura distúrbios digestivos, previne o envelhecimento prematuro e melhora a circulação sanguínea. 


O que é a geleia real?
A geleia real é uma substância com textura espessa e cor branco-leitosa, secretada por abelhas operárias para alimentar suas larvas e rainhas. As larvas de operárias só consomem a geleia real por 4 dias, enquanto a abelha-rainha é alimentada com ela durante toda a vida, e vive 40 vezes mais do que as abelhas operárias, certamente devido ao grande poder nutritivo da geleia real. Ela é rica em uma proteína, a royalactina, que altera o fenótipo da abelha comum para produzir uma abelha-rainha, com ovários desenvolvidos e com um tamanho muito maior do que as outras abelhas. 
http://www.geleiareal.pt
Fonte: geleia real
Nutrientes da geleia real
Geleia real contém uma rica variedade de nutrientes, incluindo minerais (cálcio, cobre, ferro, fósforo, silício, enxofre, potássio), vitaminas (complexo B, biotina, inositol, ácido fólico), antioxidantes polifenois, ácidos nucleicos, gamaglobulina (um potente imunoestimulante) e 17 aminoácidos diferentes, incluindo os 8 aminoácidos essenciais (que o corpo humano não consegue produzir e deve obter através dos alimentos). 

Ação anticancerígena
De acordo com um estudo, publicado na BMC Complementary and Alternative Medicine em 2009, a geleia real combate o câncer suprimindo o fornecimento de sangue aos tumores. Este efeito é devido ao ácido cafeico, um antioxidante do tipo polifenol. Além disso, os componentes lipídicos da geleia real neutralizam os efeitos hormonais do bisfenol-A (um estrogênio ambiental encontrado em plásticos, que estimula a proliferação de células cancerosas nas mamas, colo de útero e próstata), o que pode ajudar no combate ao câncer nestes órgãos. Nós estamos expostos a dezenas de estrogênios ambientais causadores de câncer através da água potável, cosméticos, utensílios plásticos, embalagens e na própria comida.  
Ação antioxidante
A oxidação de células pela ação de radicais livres leva ao surgimento de câncer, doenças cardíacas, envelhecimento acelerado e outras doenças degenerativas. Alguns alimentos têm enormes quantidades de antioxidantes, o que ajuda a prevenir o desgaste celular. Segundo um estudo publicado no Agricultural Food Chemistry em 2008, a geleia real contém quantidades elevadas de vários antioxidantes. 
Melhora a fertilidade
A função exata da geleia real no processo de fertilidade não é clara, e a hipótese é que seu impacto sobre a fertilidade humana está ligado à royalactina, a proteína que torna a abelha-rainha sexualmente viável e capaz de produzir milhões de larvas durante seu tempo de vida. Vários estudos mostram que a geleia real aumenta a fertilidade dos homens e melhora a motilidade dos espermatozoides, potencializando assim as chances de concepção. Ela também estimula a produção de estrogênio, estabilizando os ciclos menstruais em mulheres, e ainda pode aumentar a libido de ambos os sexos. 
Ajuda a controlar a pressão arterial
A pesquisa revelou que algumas das proteínas encontradas na geleia real têm um efeito direto sobre os níveis de pressão arterial em seres humanos. Estas proteínas combinadas com o potássio presente na geleia real atuam como um vasodilatador para diminuir o estresse nos vasos sanguíneos, o que se reflete em redução da pressão.  
Ação antienvelhecimento
A geleia real contém os oito aminoácidos essenciais, necessários para produzir novas proteínas no organismo e manter o nosso metabolismo funcionando corretamente. Ela ajuda a aumentar a regeneração celular, impulsiona o crescimento de tecido muscular, aumenta a força óssea, melhora a função cognitiva e otimiza os processos enzimáticos/hormonais no corpo, resultando em mais saúde.  
Ação anti-inflamatória
A inflamação crônica é uma causa importante de doenças cardíacas e outras enfermidades degenerativas, como Alzheimer, osteoartrite e câncer. Um estudo feito no Japão mostrou que a administração da geleia real suprimiu a ação de diversos fatores inflamatórios. 
Ação antidiabetes e anticolesterol
Alguns estudos mostraram que a geleia real tem uma ação insulínica, ou seja, ela ajuda na absorção e utilização da glicose sanguínea. Uma pesquisa publicada no Nutrition Journal em 2012 comprovou que a geleia real também age na tolerância a glicose, contribuindo para níveis mais baixos de glicemia, o que ajuda na prevenção do diabetes. Em um estudo japonês os voluntários consumiram seis gramas da geleia real por dia durante um mês. Os níveis de colesterol total e de LDL diminuíram significativamente.  
Como consumir a geleia real
A geleia real fresca (que deve ser mantida no congelador) é a melhor forma para consumo porque as opções processadas (em cápsulas ou em sachês) são submetidas ao calor, secagem e outras manipulações que podem inativar os nutrientes e as enzimas responsáveis por fornecer os benefícios listados acima. 
Quantidade recomendada
Uma colher de cafezinho cheia contém um grama e meio de geleia real. Ela pode ser consumida duas a três vezes por dia, e deve ser colocada embaixo da língua para potencializar a absorção dos ativos. 
Contraindicações
Algumas pessoas são alérgicas ao mel, ao pólen e à geleia real. A reação alérgica pode ser severa e até causar anafilaxia. Quem tem um histórico de alergias deve consultar o alergologista antes de consumir a geleia real. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário