.

.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Comissão Europeia

Saúde das abelhas: restrições à utilização de pesticidas entram em vigor em 1 de dezembro em toda a UE


Uma restrição à utilização de três pesticidas pertencentes à família dos neonicotinóides foi hoje adotada pela Comissão. Estes pesticidas (clotianidina, imidaclopride e tiametoxame) foram identificados como sendo prejudiciais para a população de abelhas na Europa. Esta restrição entrará em vigor a partir de 1 de dezembro de 2013 e será revista, o mais tardar, no prazo de dois anos. Tem como alvo os pesticidas utilizados no tratamento de plantas e cereais que atraem as abelhas e os polinizadores.



A acção da Comissão é uma resposta a (EFSA) relatório científico da Autoridade de Segurança Alimentar Europeia que identificou " altos riscos agudos " para as abelhas que respeita à exposição à poeira em diversas culturas , como milho , cereais e girassol, ao resíduo em pólen e néctar em culturas como colza e girassol e gutação em milho.


A restrição aplica-se a estes três pesticidas para o tratamento de sementes, aplicação no solo (grânulos) e tratamento foliar de plantas e cereais (com exceção dos cereais de inverno) que atraem as abelhas. As restantes utilizações autorizadas estão disponíveis apenas para profissionais. As exceções limitar-se-ão à possibilidade de tratar culturas que atraem abelhas em estufas e em campos ao ar livre apenas após a floração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário