.

.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Cera artificial utilizada na confecção de potes para abelhas sem ferrão.


A cera é muito importância  para as melíponas, quem trabalha com multiplicação de enxames principalmente, sabe que sem ela não é possível a formação de novos enxames, também quem trabalha com mel, sabe que sua falta interfere diretamente na produção. 

A Apis, com suas milhares de abelhas por enxame, preenche de favos uma colméia inteira em pouquíssimo tempo. Mas as melíponas com bem menos indivíduos, na natureza levam ate anos para preencherem de favos (potes) uma colmeia, com sua própria cera, por isso esta é reutilizada. 


Por a cera ser um fator limitante, no desenvolvimento de uma colônia, a pratica aqui citada é de fundamental importância para o meliponicultor manter suas colônias fortes.




As abelhas aceitaram a cera Artificial e aproveitaram a estrutura, feita artificialmente. Essa técnica é excelente, para o rápido desenvolvimento dos enxames. Se assemelha com a pratica de colocar cera alveolada para Apis, mas no caso das Meliponas são utilizado potes.


Receita:

•    Cera de Apis
•    Própolis da melípona que vai receber a cera artificial.
•    Óleo vegetal (óleo de comida).

Medidas:

Para cada 1 kg de cera de Apis, coloque 100 ml de óleo vegetal e 100 a 150 gramas de própolis da melípona que vai receber.

Coloque tudo em banho Maria a cera, oleo e a propolis, quando tudo estiver em estado liguido, baixe o fogo para não aquecer demais a mistura.

Ao iniciar a confecção dos potes, comece a mexer a cera e só pare quando terminar, evitará que o óleo ou a própolis fique mais concentrado em um lugar do que em outro, a mistura deve ficar homogenia. 
Para fazer os potes usam-se bastões de madeira, mergulhe na mistura e mergulhe em água fria ela se solta naturalmente.

Se quiser poderá utilizar tabuas para fazer folhas, que podem ser usadas para envolver crias, reduzir espaço em colméias maiores etc. as folhas assim como os potes ficam fáceis de serem trabalhados pelas abelhas.


Fonte: http://abelhasdosabugi.blogspot.com.br/2010/09/cera-artificial-para-meliponas-potes.html

Um comentário:

  1. Obrigado pela parceria,vocês desenvolve um trabalho muito interessante sobre a abelha Apis melífera e meliponicultura,sempre com foco o desenvolvimento da Natureza, que é o mais importante.Estou a disposição para ajudar no que for preciso sobre meliponicultura,Pois:seu Estado é muito propicio para o desenvolvimento desta.
    Abraço
    Rivan Fernandes

    ResponderExcluir