.

.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Rainha do Sol : O que estão a dizer as abelhas.

Em 1923, Rudolf Steiner, cientista, filósofo e inovador social austríaca, previu que dentro de 80-100 anos, as abelhas teriam desaparecido."

Steiner acreditava que a industrialização traria as abelhas para o fim. Aparentemente estava certo. Nos últimos 20 anos, os EUA perderam entre 100.000 e 300.000 milhões de abelhas e o problema contagiou a Europa também. Além de outros fatores  que contribuem para o desaparecimento. 
 
A maioria desses fatores podem ser vistas na obra de Taggart Queen of the Sun: What are the bees telling us [Rainha do Sol: o que estão a dizer as abelhas, NDT].Documentario apresentado nos cinemas no passado dia 25 de Março, o filme premiado é também apoiado por um relatório:  Global Bee Colony Disorders and other Threats to Insect Pollinator [O transtorno global das colónias das abelhas e outras ameaças dos insetos polinizadores, NDT], lançado recentemente pelo UNEP, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
 
Cerca de 100 espécies de plantas que fornecem 90% dos alimentos do mundo, as abelhas polinizam 71, de acordo com o relatório do UNEP. Entre as 20.000 espécies de abelhas conhecidas no mundo, a abelha europeia Apis mellifera é a mais importante, "conseguindo" entre 33 e 82 mil milhões de Dólares por ano (22,8 - 57 mil milhões de Euros). 

As abelhas desempenham um papel fundamental na polinização de muitas plantas, algo que é essencial para a produtividade da agricultura e dos ecossistemas. “As abelhas são responsáveis por 4 em cada 10 dentadas da nossa comida” diz um especialista no documentário. Sem a polinização não teríamos, por exemplo, a maioria dos frutos e vários outros alimentos. Além desse papel fundamental elas ainda oferecem produtos valiosos como o mel, a cera, o pólen, o própolis, a geleia real. Conhecer a organização e funcionamento de um enxame é também algo extremamente enriquecedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário