.

.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Curiosidades a respeito das Abelhas Sem Ferrão

Uma curiosidade sobre as abelhas sem ferrão e que na verdade elas possuem ferrão como no caso das operárias e a rainha (abelhas fêmeas); todas elas possuem ferrão só que o mesmo é atrofiado o que impossibilita a mesma de ferroar. Os machos (zagões) e o único no enxame que não tem ferrão tanto em apis como nas abelhas sem ferrão.

O ferrão nas abelhas sem ferrão apesar de atrofiado e usado pela rainha como ovopositor modificado (tubo para postura de ovos). Podendo ovopositar ovos fecundados que darão origem as operárias e rainhas e não fecundados que darão origem aos zangões.
As abelhas sem ferrão provêm evolutivamente de um grupo de vespas que por algum motivo deixaram de passar os caracteres genéticos de formação completa do ferrão; onde acredita-se que o motivo está relacionado ao enxame não ficar tão exposto quando o mesmo enxameia como ocorrer nas apis, onde nas abelhas sem ferrão esse processo de enxamear e feito pouco a pouco e a construção do ninho são geralmente nidificado em locais bem protegidos em oco de arvores, cupinzeiros ou no chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário