.

.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

GPAP no Jornal Sobral News


Edição do Dia 26.10.2012
Sobral: Estudantes de Zootecnia desenvolvem Pesquisas sobre técnicas de Apicultura na região.
Educação: UVA realiza premiação do I Concurso de Fotografia.
                       

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Vida de Estagiário (Parte II)

    A tarde desta segunda feira (22/10) foi toda para limpeza de quadros, quadros e mais quadros, e pra quem acha que é moleza, está enganado...NÃO É MOLEZA NÃO! Minhas mãos e minhas costas que o diga. Mas como nosso trabalho é sempre em clima de descontração, com conversas e algumas brincadeiras, qualquer serviço até que se torna divertido. Ainda bem que o trabalho a ser feito hoje ficará por conta da minha máquina de lavar :) Deixando bem branquinhas todas as indumentárias que são utilizadas no apiário. Obrigada por existir máquina! (/risos)







Método de Trabalho (Dinâmica)

    Ainda no clima do dia das Crianças a reunião do GPAP foi bem divertida, com uma Dinâmica de Grupo (um novo método de trabalho que foi adotado). Estimulando a construção do conhecimento, a criatividade, o raciocínio e a experimentação. Com a utilização da Dinâmica de Grupo esperamos alcançar alguns objetivos gerais: Desinibir a capacidade criadora dos participantes, levando-os a se tornarem bastante desenvoltos; Melhorar a capacidade de comunicação dos participantes; Contribuir para construir novas relações entre os seres humanos; Resgatar a auto estima dos participantes; Desenvolver a capacidade de respeitar as diferenças individuais e a diversidade cultural; Auxiliar no desenvolvimento da capacidade de amar; Estimular a reflexão e a revisão de atitudes e comportamentos, levando a novas formas de ser e conviver; Aumentar a coesão do grupo, entre outros.
    Nossa 1ª Dinâmica de Grupo foi: (O QUE VOCÊ PARECE PARA MIM...)
Objetivo: Apontar falhas, exaltar qualidades, melhorando a socialização do grupo.
Material utilizado: Pacote de Pirulitos. Disposição e Local: Os participantes devem estar em roda ou descontraidamente próximos.
Dinâmica: O organizador entrega 1 pirulito para qualquer um dos participantes, este participante escolhe uma pessoa  e fala a respeito dela: 1) Qualidade que você destaca nesta pessoa. 2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa. 
Após falar a qualidade e o defeito desta pessoa, entrega o pirulito nas mãos dela, então quem ficou com o pirulito recebe um outro pirulito do organizador para poder entregar à pessoa a quem escolher e falar a qualidade e o defeito dela e assim sucessivamente. A pretensão  é  que todos escolham  uns aos outros durante  a  dinâmica e todos fiquem com pirulitos.


BEIJOS E ATÉ NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO!!!


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O MUNDO SEM AS ABELHAS.

E como seria o mundo sem abelhas? Uma catástrofe.
"Quando as abelhas desaparecerem da face da Terra, o homem tem apenas quatro anos de vida. ”Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana" ― disse Albert Einstein.




sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sejam Muito Bem Vindas!!!

   

  Essa semana uma parte das colmeias de abelhas Jandaíras voltaram pro Laboratório, confesso que fiquei feliz, fazia tempo que não as via, desde que o Departamento de Zootecnia entrou em Reformas. E já que nosso Laboratório de apicultura está nas retas finais das reformas, nada melhor do que nossas abelhas voltarem pra trazer alegria. Por enquanto ainda estão se acostumando com o ''novo lar'', mas já foram todas alimentadas. Inclusive, nasceu ontem uma princesinha em uma das caixas, pra felicidade das que estavam órfãs. 
     Espero que as colmeias fiquem fortes rapidamente. E pra dar Boas Vindas pras abelhinhas, aqui vai uma música de Luiz Gonzaga (Minha Fulô), feita especialmente pra elas. (/risos)





quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Projeto Escola na Universidade

     Os estagiários de Apicultura participaram do projeto ESCOLA NA UNIVERSIDADE, que ocorre todo ano, começo de Outubro, na programação OUTUBRO UVA, na Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Sobral CE. A oportunidade é de transmitir conhecimentos através de minicursos ofertados aos alunos das escolas públicas e privadas. Os Minicursos abordaram a Apicultura e Meliponicultura.






Palestra Anatomia da Apis mellifera

    O Tema de hoje (Anatomia da Apis mellifera) foi ministrado por Yan Igor de Oliveira no II Ciclo de Palestras do GPAP.
Segue abaixo os slides da apresentação.




quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Qual a diferença entre abelhas e vespas? QUIZ


   Teste seus conhecimentos sobre as abelhas e as vespas e aprenda quais as principais diferenças entre os dois insetos. /tirei nota máxima haha :D



CLIQUE NO LINK: 

http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=1548

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Palestra sobre Polietismo Etário

 O Tema de Hoje (Polietismo Etário em Abelhas Apis melliferas) foi ministrado por Patrícia Matias Araújo no nosso II Ciclo de Palestras do GPAP. Vale lembrar que as palestras do grupo continuam durante todo esse mês de Outubro. 
Segue abaixo fotos e os  slides da apresentação.



                           

Reunião com Palestras




   OLÁ GALERA!!!

  Amanhã (03/10) Quarta-feira a partir das 19:00 horas, Reunião do GPAP. Local: Sala de vídeo ao lado da Biblioteca da UVA.
   Teremos palestras sobre Produção de Rainha (João Paulo Muniz) e A importância das abelhas para produção de Alimentos (José Elton Melo). Apresentaremos algumas idéias da Diretoria, onde algumas delas já estão em andamento. Enfim, conto com a presença de todos.

   Nos encontraremos amanhã na reunião. 
   Saudações Apícolas. 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O que é PRÓPOLIS?




A própolis é uma gomo-resina vegetal, que misturada a cera e pólen, é utilizada pelas abelhas como antibiótico dentro da colméia. Pelo envernizamento dos favos de cria, das paredes e teto, da colméia, impede-se a proliferação de micróbios e vírus. É usada para embalsamar inimigos que porventura entrem na colméia. A própolis é uma defesa antimicrobiana das plantas.

COMPOSIÇÃO DA PRÓPOLIS
A própolis é composta de 50 a 55% de resinas vegetais com bálsamo; 30 a 40% de cera; 5 a 10% de pólen, além de ácidos, sais minerais, vitaminas, enzimas e antibióticos. Nas cinzas foram encontrados: cobre, manganês, ferro, zinco, vitaminas do complexo B, vitaminas E, C, H, flavonoides, antibióticos e enzimas.


A PRÓPOLIS CONTÉM ENZIMAS?
O potencial terapêutico e profilático da própolis se explica devido ao grande número de enzimas que contém.
O grande conteúdo de enzimas na própolis explica a melhora e cura de tromboses e embolias, além de combate às doenças da velhice.
Por isso as feridas, queimaduras, torceduras, hiperomias etc. são eliminadas com grande eficiência pelas enzimas contidas na própolis.
Algumas das mais importantes enzimas contidas na própolis: Amilases; Catepsinas; Lipases; Pepsina e Tripsina.
APLICAÇÕES
Utilizada na forma líquida ou em pomada tem:
Grande poder bactericida;
Tratamento de doenças das vias respiratórias e urinárias;
Tratamento de feridas, queimaduras, tumores e micoses;
Tratamento das afecções da cavidade bucal;
Ação sobre o sistema capilar;
Furúnculos;
Manchas de pele;
Herpes-zoster;
Verrugas, etc.

FONTE:
Associação Paulista de Apicultores – APACAME