.

.

domingo, 23 de setembro de 2012

Conheça um pouco sobre as abelhas Mamangavas.





Essa bela foto acima é de uma abelha muito conhecida, a abelha mamangava, extremamente mansa, não possui comportamento agressivo, mas pode picar quando infernizada por alguém, seu ferrão por sinal é um dos maiores entre as abelhas solitárias e é muito poderoso, a picada é muito dolorosa.


Mas repito, ela é mansa e não costuma ferroar a não se quando se toca nela. A dor da picada, apesar de intensa, é de curta duração. A presença de mamangavas em um pomar é prenúncio de muitos saborosos frutos. Ela é fundamental para a produção de maracujás. Uma planta de maracujá, quando visitada por mamangavas, produz mais e seus frutos ficam mais saborosos.



Isso se deve ao fato que essa abelha, no decorrer de suas história evolutiva, se adaptou e se especializou na polinização de algumas espécies, entre elas está o maracujá. 

O mel da mamangava não é de boa qualidade. Ela faz seu ninho em buracos nos barrancos e pequenos ocos de árvore, podem ser facilmente encontradas nas zonas rurais da Caatinga.



Mamangava é o nome mais utilizado e vem da língua tupi (mamã´gab) mas também é chamada de abelhão ou vespa-de-rodeio pois demora para pousar nas flores, fica rodeando...

Quem quiser saber mais, pode ler o livro "A criação racional de abelhas mamangavas" ou pode acessar o link da ACAPAME: www.apacame.org.br/mensagemdoce/80/abelhas3.htm

4 comentários:

  1. Hoje minha filha de 6 anos foi picada 3 vezes por uma mamangava não tocamos nelas más passamos perto de onde estava e se sentiu ameaçada,a picada dessa abelha pode levar a morte sendo alérgica

    ResponderExcluir
  2. Tenho um terreno gramado de 800m2 com mais de 1.000 dessa abelhas que fizeram ninhos no solo e a cada ano essa quantidade aumenta mais. O uso desse terreno está ficando inviável e perigoso. Como posso controlar isso?

    ResponderExcluir
  3. Muitas abelhas grandes podem ser chamadas de mamangavas. Nesta publicação tem fotos de três espécies diferentes de abelhas, a primeira provavelmente é do gênero Xylocopa que faz ninhos em madeira, com poucos indivíduos e realmente não é muito agressiva, a foto do meio é de uma abelha do gênero Bombus, que faz ninho no chão, são sociais e defendem seu ninhos agressivamente e a última é uma outra abelha da tribo Euglossini, não é agressiva e faz ninhos em cavidades preexistentes. Todas são importantes polinizadores.

    ResponderExcluir
  4. olá sou estudante de agronômia,e estou enteressado em fazer um experimento de mamangava e maracujá,
    e gostaria de obter mais informação sobre essa criatura maravilhosas.
    obrigado

    ResponderExcluir