.

.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Captura de enxame na cidade de Santana do Acaraú/CE pelos estudantes do curso de zootecnia.

O Grupo de Pesquisa com Abelhas e Polinização (GPAP) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) foi solicitado pela a empresa FASTERNET para fazer uma retirada de uma colônia de abelhas africanizadas na cidade de Santana do Acaraú-CE. A colônia encontrava-se em uma torre de transmissão de sinais de internet a uma altura de 28 metros. 

O motivo da retirada seria para possibilitar a empresa de realizar a manutenção dos equipamentos da torre, pois a presença do enxame inviabilizava o referido serviço. Em contato com o Corpo de Bombeiros, percebeu-se que este órgão não promovia a retirada, mas somente o extermínio destas. Diante da responsabilidade ecológica, a FASTERNET resolveu solicitar à Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), mais precisamente o grupo GPAP para este serviço, o qual designou uma equipe composta por Agrimaldo Santana, Marcos Maciel, Damires Veras e Vanessa Rodrigues, todos estudantes de Zootecnia/UVA que deslocaram até Santana do Acaraú afim de realizarem a retirada da colônia. 
       Vista da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - FOTO: Blog Correio da semana 
Foram adotados alguns procedimentos para capturar o enxame: primeiro foi feito o isolamento da área e proteção de todos com indumentárias e equipamentos de segurança.
Utilização dos equipamentos de segurança
Um dos integrantes subiu com o fumigador, que é um equipamento que produz fumaça com o intuito de acalmar as abelhas, acompanhado de um técnico da empresa que seria o responsável por desacoplar a caixa de equipamentos da torre, para que esta pudesse ser trazida até o solo. 

Descida a caixa juntamente com a colônia, esta foi aberta e a colônia retirada do interior da caixa. 



O estudante de Zootecnia Agrimaldo Santana falou após a conclusão do serviço:
Agrimaldo Santana - Presidente do GPAP

-Agradeço a empresa Fastenet por ter se preocupado com as abelhas, optando por não exterminá-las e por confiar em nosso trabalho. Com isso esperamos que outras empresas possam agir de forma semelhante a esta. O nosso grupo GPAP está aqui para fazer estudos e pesquisas com abelhas e polinização, mas também assume, sempre que pode, o serviço de extensão gratuitamente à comunidade na área em que somos especializados.”

                                                                       

O serviço de remoção e ou consultoria tem sido prestado gratuitamente pelo GPAP por várias ocasiões à sociedade civil visando evitar acidentes com as abelhas africanizadas. O GPAP já prestou serviço a várias solicitações em locais como residências, GRENDENE, local solicitado pela Polícia Militar do Estado do Ceará, embaladora de açúcar Rey, fábrica de cimentos Poty (Votorantim) e Prefeitura Municipal de Sobral.

Aos interessados, entrem em contato pelo o fone:
(88) 9431.4422/ 9480.9437/ 9798.5175/ 9298.6132 ou pelo e-mail gpap@hotmail.com/ abelhasgpap@gmail.com.

Outras informações podem ser obtidas em nosso blog na internet: blogdogpap.blogspot.com.br


Um comentário:

  1. Parabéns ao grupo pelo importante trabalho realizado. Evitar acidentes e o extermínio das abelhas faz parte das atividades dos amantes das abelhas.

    ResponderExcluir