.

.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PRODUTO APÍCOLA: PRÓPOLIS

 Hipócrates já dizia a mais de 2000 anos: “Deixem que o alimento seja seu remédio e que o remédio seja seu alimento”



PARA QUE SERVE A PRÓPOLIS NA MEDICINA HUMANA?

Os benefícios da própolis para a saúde humana já vêm sendo percebidos por alguns povos há aproximadamente 2000 anos.
Com o constante avanço da ciência e a ampla divulgação dos trabalhos científicos, estudos mais profundos têm confirmado os benefícios da própolis. Dentre eles destacamos:
Ação anti-bacteriana, anti-fúngica e anti-viral
A poderosa ação anti-bacteriana da própolis já é bastante divulgada pela publicação de trabalhos científicos. É considerada um antibiótico natural que atua destruindo somente as bactérias nocivas e deixando intactas as benéficas, como é o caso das bactérias da flora intestinal. Esta é uma vantagem sob os antibióticos comuns que destroem todas. Trabalhos científicos mostram ainda que as bactérias não criam resistência à própolis, como acontece com os antibióticos comuns, impedindo que estas se tornem ainda mais perigosas, exigindo tratamentos mais prolongados e antibióticos mais avançados. Sua eficácia no combate de bactérias como a Salmonella e Helicobacter pylori é satisfatória.
A sua ação estende-se ainda a fungos como a  Candida albicans  e vírus como o da herpes e da gripe; daí, a sua maior  utilização  nas  épocas  mais  frias  como  prevenção  para  gripes,  constipações,  pneumonias, resfriados  e afecções do aparelho respiratório. 
Tratamentos do sistema respiratório
A própolis mostrou ter uma ação benéfica como coadjuvante no tratamento das afecções da boca e do trato respiratório superior no caso das gripes, asma, amidalites, bronquites, rinites, faringites, catarro e excesso de expectoração. 
Combate os radicais livres 
Os radicais livres são substâncias tóxicas, muito prejudicais, produzidas pelo organismo, que normalmente são neutralizadas por ele próprio. A melhor forma de combatê-los, é através da ação dos antioxidantes e a própolis possui esta ação antioxidante. 
Função cicatrizante e regeneradora dos tecidos
A própolis apresenta uma capacidade de estimular a cicatrização e regeneração dos tecidos, sendo eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras. 
Função imunoestimulante
Vários trabalhos revelam a ação da própolis no que concerne ao fortalecimento do sistema de defesa do nosso organismo. Para além do seu efeito anti-microbiano, o fato de estimular o sistema de defesa, torna a própolis um potente agente de combate a infecções.

Fonte: JornApis n.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário