.

.

sábado, 29 de setembro de 2012

Vida de Estagiário.

     Limpar caixas é uma tarefa muito simples, mas quando são muitas caixas, ai o serviço necessita de estagiários eficientes e rápidos. Separar aquelas ceras que podem ser aproveitadas e limpar quadros e mais quadros, sem falar nas conversas que rendem...Há quem tenha suspeitas de lobisomem roubando os alimentadores das colmeias, né Muniz? (/risos).


domingo, 23 de setembro de 2012

Cartilha Criação de Abelhas Sem Ferrão

Cartilha Criação de Abelhas Sem Ferrão - InPA AM

Conheça um pouco sobre as abelhas Mamangavas.





Essa bela foto acima é de uma abelha muito conhecida, a abelha mamangava, extremamente mansa, não possui comportamento agressivo, mas pode picar quando infernizada por alguém, seu ferrão por sinal é um dos maiores entre as abelhas solitárias e é muito poderoso, a picada é muito dolorosa.


Mas repito, ela é mansa e não costuma ferroar a não se quando se toca nela. A dor da picada, apesar de intensa, é de curta duração. A presença de mamangavas em um pomar é prenúncio de muitos saborosos frutos. Ela é fundamental para a produção de maracujás. Uma planta de maracujá, quando visitada por mamangavas, produz mais e seus frutos ficam mais saborosos.



Isso se deve ao fato que essa abelha, no decorrer de suas história evolutiva, se adaptou e se especializou na polinização de algumas espécies, entre elas está o maracujá. 

O mel da mamangava não é de boa qualidade. Ela faz seu ninho em buracos nos barrancos e pequenos ocos de árvore, podem ser facilmente encontradas nas zonas rurais da Caatinga.



Mamangava é o nome mais utilizado e vem da língua tupi (mamã´gab) mas também é chamada de abelhão ou vespa-de-rodeio pois demora para pousar nas flores, fica rodeando...

Quem quiser saber mais, pode ler o livro "A criação racional de abelhas mamangavas" ou pode acessar o link da ACAPAME: www.apacame.org.br/mensagemdoce/80/abelhas3.htm

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mais uma palinha de nossas pesquisas!

     Que tal matar mais a curiosidade sobre as pesquisas que estão sendo realizadas pelo GPAP na Serra da Meruoca? Gostou da ideia? Então aqui vai mais algumas fotos feitas em plena atividade. E haja atividades!!! Subir escadas, subir árvores, fazer capturas e anotações, enfim (...) Pra alegria dos garotos, ganharam 2 abacaxis (/risos). Trabalhar com abelhas é chamar atenção por onde passa. Não há nada melhor do que desconectar-se e conectar-se com a Natureza!!! 


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Benefícios da Geléia Real

   A Geleia Real é uma substância viscosa, amarelada, produzida pelas abelhas Amas para a alimentação inicial dos embriões (até o 3° dia), e para a alimentação da Rainha durante todo seu ciclo vital. Uma abelha normal vive em torno de 6 semanas, enquanto a Rainha, por se alimentar ininterruptamente com Geléia Real, amplia sua vida até 4 anos ou mais.



COMO A GELÉIA REAL AGE EM SEU CORPO

    

 Ao começar a se nutrir com Geléia Real, você notará...

- Eliminação do cansaço físico e mental – por ser 100% pura, Geléia Real contém: proteínas, vitaminas e sais minerais que fortificam seu organismo.
- Normalização do apetite – agindo Geléia Real em todo seu organismo ela equilibra as funções gástricas.
- Ativação das funções cerebrais – Geléia Real, tem a propriedade de manter o cérebro jovem, sem o desgaste dos dias atuais e propiciando um maior rendimento da memória e das atividades intelectuais.
- Fortalecimento da energia vital – elevando as substâncias que seu organismo necessita diariamente, você terá mais vigor para executar suas obrigações e prazeres.
- Fortificação da visão – com nutrientes encontrados em Geléia Real, constatou-se que existe componentes que fortificam substancialmente o sistema ocular.
Regularização do aparelho digestivo – Geléia Real, equilibra seu corpo de tal forma, que reflete em seu intestino, fazendo-o trabalhar dentro das características de seu dia-a-dia. Também age com revigoradora do fígado.
Rejuvenescimento da pele – esta atuação se verifica tanto a nível celular, como de epiderme, podendo ainda Geléia Real ser colocada em composições de cosméticos.

sábado, 15 de setembro de 2012

GPAP ao vivo na Rádio Tupinambá AM 1.120 kHz

     O II GPAP MÓVEL foi realizado hoje (15/09) no Beco do Cotovelo, Centro de Sobral. Foi MARAVILHOSO!!! O evento atraiu várias pessoas curiosas sobre o assunto, além das que não se cansavam de admirar a caixa de observação com nossas graciosas abelhas jandaíras, que deram o ar da graça no evento, só a Rainha das jandaíras que não quis dar as caras hoje (/risos). Foi um dia e tanto, cheio de novidades, visitantes que não paravam de elogiar nosso trabalho, dar idéias ao grupo, sugestões, muita coisa legal mesmo. Fomos até convidados a participar de um programa de rádio ao vivo, no Oliveira Comunicação, na Rádio Tupinambá AM. E pra quem é fã de apicultura, falar sobre abelhas é conversa que não acaba mais né? Foi tanto assunto que se deixassem teríamos ficado horas e horas por lá. Foi um dia tão legal e tão interessante que fiquei super feliz. 
    Nós do GPAP só temos a agradecer pelos convites feitos, pelos vários elogios, pelas dicas, e sugestões durante todo o dia lá no Beco do Cotovelo, pelo espaço que nos foi dado e receptividade de todos da rádio Tupinambá, foram todos bastante simpáticos, nos fizeram até um convite pra voltarmos outras vezes. E também agradecer aos ouvintes que escutaram, gostaram, nos parabenizaram.
Aguardem nosso III GPAP MÓVEL.
Pensamentos positivos Sempre. Parabéns a todo o Grupo!!!

Deixo abaixo na íntegra pra vocês as fotos do II GPAP MÓVEL e a gravação de nossa participação no programa de rádio ao vivo, juntamente com as fotos.

II GPAP MÓVEL

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

II Ciclo de Seminários do GPAP



O GPAP realiza o II Ciclo de Seminários Abertos.

     Dia 12/09 deu-se início ao II Ciclo de Seminários do Grupo de Pesquisa Com Abelhas e Polinização - GPAP. O Ciclo de Seminários tem como objetivo buscar o aperfeiçoamento técnico-teórico dos membros do grupo que possuem maior experiência apícola, ao mesmo tempo proporcionar o nivelamento de conhecimento entre os membros mais novos do grupo. 
     O Ciclo teve início com os seminários de (Instalação de Apiários Fixos) ministrado por Rithiele Dantas dos Santos e o de (Equipamentos e Apetrechos Apícolas) ministrado por Marcela Sheila Araújo Xavier, ambos do 1° período do Curso de Zootecnia. Embora tivessem bastantes nervosos, deram um show na apresentação, especialmente em relação aos Slides.

Quer assistir nossos próximos Seminários??? Participe de nossas reuniões, todas as quartas-feiras a partir das 19:00 horas, na sala de vídeo ao lado da Biblioteca da UVA.


Beijos doces.

Em breve atualização desse post, com fotos e apresentações para download.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Noite toda amarela e preta. Parabéns todo especial ao nosso Mestre.








      PRA QUEM TENTOU E APRENDEU, E NÃO TEM O EGOÍSMO DE NÃO QUERER COMPARTILHAR O QUE SABE E REPASSA COM TANTA MAESTRIA E FORÇA DE VONTADE, NÃO PODIAMOS ESQUECER DE UMA DATA TÃO IMPORTANTE, COMO O SEU ANIVERSÁRIO!
     VOCÊ É AQUELE QUE NOS CEDE O ENSINAMENTO E ESPERA DE NÓS APENAS UM RETORNO, PORQUE SABE QUE QUANDO APRENDEMOS, ISSO ALIMENTA SEU CANSAÇO E TE FAZ FORTE PRA CONTINUAR.
     VOCÊ É AO MESMO TEMPO, O ESPELHO QUE NOS REFLETE SABEDORIA E O ENTUSIASMO E ALEGRIA QUE NÃO DEIXA O SONO ATRAPALHAR NOSSA JORNADA, VOCÊ ELEVA NOSSA AUTO-ESTIMA, PODEMOS DIZER COM TODA CERTEZA: PODE CONTAR SEMPRE COM A GENTE.

FELIZ ANIVERSÁRIO PROFESSOR EVERTON!!! UM ABRAÇO ENORME DE TODO O GPAP!