.

.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Caixa isca: um jeito fácil de capturar enxame.


As caixas-iscas são um bom aliado para o apicultor. Os estagiários do Grupo de Pesquisas com Abelhas e Polinização (GPAP) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizando o espalhamento de caixa isca para captura de enxames no apiário da Fazenda Experimental da UVA (FAEX) na cidade de Sobral-CE. 
FOTO: Paulo Michael e Agrimaldo Santana


FOTO: captura de enxame com caixa isca


Lançamento do XIX Seminário Nordestino de Pecuária (PECNORDESTE 2015).

Aconteceu hoje, terça- feira, dia 26, durante café da manhã o Agropacto , no auditório do Banco do Brasil, o lançamento o XIX SEMINÁRIO NORDESTINO DE PECUÁRIA, PECNORDESTE, o único evento do Nordeste que reúne 7 segmentos  pecuários  e dois não pecuários, mas que impactam na vida do produtor rural, que são o artesanato e o turismo rural. O evento que é promovido pelo Sistema FAEC/Senar e Sebrae- Ce, será realizado de 16 a -18 de junho e na abertura contará com a presença da Ministra  do MAPA, senadora Katia -Abreu. O coordenador  geral do PECNORDESTE, Paulo Hélder Braga espera receber pelo menos 4 mil produtores e 40 mil visitantes.  Confira programação  e Maiores detalhes: http://pecnordestefaec.org.br
Fonte: PecNordeste

sexta-feira, 22 de maio de 2015

22 de maio dia do apicultor.

Apicultura é a arte de criar abelhas.


Parabéns à todos os apicultores do Brasil por este dia maravilhoso.

O apicultor é a pessoa que se encarrega de cultivar os produtos proporcionados pelas abelhas. As colméias artificiais que o ele fornece às abelhas são muito variadas e têm evoluído com o tempo. As mais rústicas eram simples troncos ocos ou cestos de vime; hoje, utilizam-se diferentes tipos de caixas, muito mais práticas e fáceis de manejar.
O papel do apicultor é amparar suas abelhas nos momentos mais difíceis, para poder se beneficiar nos estágios em que as colméias se encontram na plenitude produtiva. Para tanto, é preciso que ele entenda que a colônia vive em constante ciclo; nos períodos de escassez de alimento, a família definha, os zangões são expulsos da colméia, cai a postura da rainha e, conseqüentemente, diminui ou cessa a produção de mel, pólen, geléia real, própolis e cera. 


Fonte: Texto retirado do site Portal paulinas