.

.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PRODUTO APÍCOLA: PRÓPOLIS

 Hipócrates já dizia a mais de 2000 anos: “Deixem que o alimento seja seu remédio e que o remédio seja seu alimento”



PARA QUE SERVE A PRÓPOLIS NA MEDICINA HUMANA?

Os benefícios da própolis para a saúde humana já vêm sendo percebidos por alguns povos há aproximadamente 2000 anos.
Com o constante avanço da ciência e a ampla divulgação dos trabalhos científicos, estudos mais profundos têm confirmado os benefícios da própolis. Dentre eles destacamos:
Ação anti-bacteriana, anti-fúngica e anti-viral
A poderosa ação anti-bacteriana da própolis já é bastante divulgada pela publicação de trabalhos científicos. É considerada um antibiótico natural que atua destruindo somente as bactérias nocivas e deixando intactas as benéficas, como é o caso das bactérias da flora intestinal. Esta é uma vantagem sob os antibióticos comuns que destroem todas. Trabalhos científicos mostram ainda que as bactérias não criam resistência à própolis, como acontece com os antibióticos comuns, impedindo que estas se tornem ainda mais perigosas, exigindo tratamentos mais prolongados e antibióticos mais avançados. Sua eficácia no combate de bactérias como a Salmonella e Helicobacter pylori é satisfatória.
A sua ação estende-se ainda a fungos como a  Candida albicans  e vírus como o da herpes e da gripe; daí, a sua maior  utilização  nas  épocas  mais  frias  como  prevenção  para  gripes,  constipações,  pneumonias, resfriados  e afecções do aparelho respiratório. 
Tratamentos do sistema respiratório
A própolis mostrou ter uma ação benéfica como coadjuvante no tratamento das afecções da boca e do trato respiratório superior no caso das gripes, asma, amidalites, bronquites, rinites, faringites, catarro e excesso de expectoração. 
Combate os radicais livres 
Os radicais livres são substâncias tóxicas, muito prejudicais, produzidas pelo organismo, que normalmente são neutralizadas por ele próprio. A melhor forma de combatê-los, é através da ação dos antioxidantes e a própolis possui esta ação antioxidante. 
Função cicatrizante e regeneradora dos tecidos
A própolis apresenta uma capacidade de estimular a cicatrização e regeneração dos tecidos, sendo eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras. 
Função imunoestimulante
Vários trabalhos revelam a ação da própolis no que concerne ao fortalecimento do sistema de defesa do nosso organismo. Para além do seu efeito anti-microbiano, o fato de estimular o sistema de defesa, torna a própolis um potente agente de combate a infecções.

Fonte: JornApis n.2

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Manejo alimentar de colônia de abelhas africanizadas no período de entre safra na caatinga.
(Parte da entrevista retirada)
Autora: Dra. Fábia de Mello Pereira 
Empresa barsileira de pesquisa agropecuárias - EMBRAPA Semi-árido 


JornApis: Qual a vantagem de alimentar as abelhas no período seco?
Dra. Fábia Mello: O estado nutricional das colônias influencia a capacidade produtiva e reprodutiva das abelhas, resultando no aumento ou redução da população da colônia. Além do enfraquecimento das colônias, o estresse nutritivo reduz a resistência das abelhas, deixando o ambiente interno da colmeia mais propenso ao desenvolvimento de doenças e ataques de inimigos naturais.
O fornecimento de alimento energético estimula a produção de cria e o fornecimento de alimento proteico aumenta a capacidade das operárias de cuidarem das crias mais novas, aumentando assim a população da colônia e evitando os problemas mencionados anteriormente.
Além disso, uma colônia que inicia o período produtivo forte terá mais tempo para aproveitar a disponibilidade de néctar para armazenar mel, aumentando sua produtividade. Ao contrário, uma colônia que está fraca no início da florada, precisará inicialmente utilizar o alimento disponível para aumentar sua população para depois começar a produção. Como o período produtivo no Nordeste é relativamente rápido, o apicultor acaba tendo um prejuízo produtivo grande por não fornecer a alimentação.
JornApis: Alimentar as abelhas com água e açúcar é suficiente para desenvolver as colônias?
Dra. Fábia Mello: A alimentação energética é mais importante que a alimentação proteica, pois é mais consumida na colônia. No período de escassez de florada, o ideal é o fornecimento dos dois alimentos, mas, se não for possível, poderá ser fornecido somente o alimento energético.
JornApis: Existe um produto que você recomendaria para adicionar à alimentação das abelhas?
Dra. Fábia Mello: O ideal é fornecer alimento com custos reduzidos.  Nesse contexto a folha de mandioca (Manihot esculenta) já é usada por vários produtores. As folhas devem ter o pecíolo eliminado logo após a colheita e colocadas para secar a sombra até que sejam facilmente esfareladas com as mãos, quando deverão ser moídas e peneiradas. Processadas desta forma as folhas de mandioca não possuem ácido cianídrico e não são tóxicas para as abelhas, o rendimento é de 19% e o teor de proteína bruta 26,73% de proteína bruta.
JornApis: Você conhece algum manejo de alimentação da caatinga que evitaria a necessidade da alimentação artificial.
Dra. Fábia Mello: Existem muitas plantas, em especial de porte arbóreo, que produzem flores no período de estiagem. O apicultor deve, não somente preservar e conservar, mas plantar essas espécies para aumentar a densidade das mesmas. Esse tipo de manejo é demorado, mas com o tempo se torna mais vantajoso para o produtor, pois reduz os custos com a alimentação, pode ampliar o período de safra na região e é eficaz para controlar um dos maiores problemas da apicultura no Nordeste, a taxa de abandono das colônias.

Fonte: Jornapis n.7