.

.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

UVA RECEBE RAINHAS DE ABELHAS SELECIONADAS



Chegaram no dia 16 de agosto, cinco rainhas de abelhas africanizadas compradas de um plantel das quais foram selecionadas para serem menos agressivas, mais produtivas e com comportamento higiênico.  Estas vieram da Bahia, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Profa. Dra. Etelvina Conceição Almeida da Silva), pelo serviço de SEDEX dos correios devidamente marcadas com a cor (vermelha) de padrão internacional definido pela Apimondia. Os integrantes do GPAP fizeram a introdução destas em colônias de abelhas africanizadas recentemente divididas. Estas divisões foram realizadas pelos estudantes do curso de Zootecnia como forma de manejarem as colônias do apiário da UVA.
As rainhas foram introduzidas e estão sendo monitoradas, onde se verificou 100% de aceitação. O próximo passo será observar o desenvolvimento das colônias e a confirmação das qualidades anteriormente citadas.

Esta prática de compra de rainhas e introdução destas em colônias de abelhas afrinizadas está sendo muito enriquecedora para o desenvolvimento profissional dos estudantes que tiveram a oportunidade de adquirir coenhecimentos tecnicos em campo, através da orientação do Prof. Dr. José Everton Alves (Orientador do GPAP).


domingo, 25 de agosto de 2013

PACOTE DE ABELHAS


Fonte da imagem: http://www.masopciones.com/files/io200901281807540.paquete.JPG

O pacote de abelhas é uma forma de comercializar abelhas para formação de um novo exame. É formado por cerca de 1 kg de abelhas com uma rainha fecundada, nova, produzida a partir de uma seleção massal. O enxame descrito acima pode ser armazenado em caixas simples de madeira com tela para serem transportados após a comercialização.

Este pacote iniciará a formação de uma nova colônia nos apiários comerciais. Seu valor oscila em torno de R$ 50,00, mas é difícil encontrar quem tenha estoque para a venda deste tipo de produto no Brasil. Pode ser vantagem para o apicultor povoar suas colônias por esta alternativa, pois pelo método de captura o povoamento do apiário é lento e depende da disponibilidade de colônias na região.

Fonte: JornApis n.8

Texto de: Hortência Araújo

sábado, 24 de agosto de 2013

Síndrome do Colapso das Colônias e suas consequências.

O desaparecimento das abelhas é consequência de um distúrbio mundialmente chamado de CCD (Síndrome do Colapso das Colônias), isso afeta o sistema nervoso das operárias, pois quando vão ao campo visitar as flores para colher substratos, ficam desorientadas e não conseguem mais retornar à sua colônia, com isso acabam por morrer na natureza. Esta síndrome ocorre principalmente em função dos defensivos agrícolas  que contêm pesticidas neonicotinoides.

A princípio, os apicultores estão sendo os principais prejudicados em função desse colapso, pois há uma grande perda em suas colônias e, consequentemente, seus produtos tanto em qualidade como em quantidade.

A população também será afetada, porque as abelhas são principais responsáveis pela polinização, por isso tornam-se fundamentais para as culturas agrícolas e também para a preservação das matas e florestas, garantindo assim nosso alimento e a manutenção da fauna e da flora. 

Até então, a sociedade não está ciente da importância deste pequeno ser, aqui citado, e o quão impactante será o seu desaparecimento. É necessário que a sociedade acorde o quando antes!


MANIFESTO EM PROTEÇÃO ÀS ABELHAS.
Faça sua parte e assine o manifesto.

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS SOBRE O CCD.

MANIFESTO PELA PROTEÇÃO ÀS ABELHAS

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

XVII Seminário Nordestino de Pecuária.

 


Foi promovido de 03 a 05 de setembro de 2013, no Centro de Eventos do Ceará, o XVII Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, nesta edição o evento teve como temática “Viver Bem no Semiárido”.
As palestras já estão disponíveis no site: http://www.pecnordestefaec.org.br