.

.

sábado, 25 de maio de 2013

Aniversário de Fundação do GPAP

    



     Criado dia 24 de maio de 2011, o GPAP completou essa semana mais um aninho [/aplausos]. Caramba! Como o tempo passa rápido.
Quero parabenizar todos que formam o GPAP, mas principalmente, parabenizar e muito nosso orientador Dr. Prof. José Everton Alves, que está sempre nos desafiando, contribuindo demais para que a gente se sinta motivados a continuar, a querer aprender, querer evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano. Agradecemos por ser nosso sinalizador de caminhos professor.
PARABÉNS A TODOS OS ABELHUDOS GEPAPEANOS!!! E que venham novos desafios e muitas conquistas.









JornApis número 7. CONFIRAM!!! Mais uma edição repleta de novidades.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

terça-feira, 21 de maio de 2013

Lançamento da VI Expomel

 Lançamento da VI Expomel (EXPOSIÇÃO APÍCOLA DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO CEARÁ) no auditório do curso de Zootecnia. O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de maio de 2013 no Ytacaranha Hotel de Serra/ Meruoca- CE


















terça-feira, 7 de maio de 2013

Projeto GPAP na Escola

Notícias - Alunos de Zootecnia da UVA desenvolvem o projeto GPAP na Escola
 

O Grupo de Pesquisa com Abelhas e Polinização (GPAP), formado por alunos do curso de Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizou atividade de extensão, na sexta-feira, dia 3, nos turnos da manhã e tarde, no auditório do Colégio Estadual Jarbas Passarinho, em Sobral, socializando experiências junto aos alunos daquela instituição em torno polinização, equipamento e apetrechos na apicultura.  Trata-se do projeto GPAP na Escola.

 Como explica o estudante Elton Melo, do 9º período de Zootecnia, a importância dessa experiência é levar o básico da produção acadêmica sobre o assunto desenvolvida em atividades de sala de aula, de pesquisas laboratoriais e de atividades de campo, para estudantes de escolas públicas que estudam a matéria de Biologia, mas não detém conhecimento ainda que superficial sobre a técnica de criação de abelhas como atividade de produção alimentar e sobre como atuar nessa atividade respeitando o meio ambiente.

 “De mais a mais, com este contato podemos incentivar o aluno a prosseguir nos estudos e chegar até ao nível superior”, argumenta. Já Patrícia Matias, também do 9º semestre, explica que o GPAP se desenvolve com empenho de 20 alunos do Curso, “mas qualquer pessoa de dentro ou fora da universidade pode participar do projeto”.

Para a professora Eliana Barros, da escola visitada, esses contatos com alunos da universidade possibilitam o conhecimento da experiência prática de produção de alimento, de respeito e proteção ao meio ambiente. A mesma opinião teve o estudante Kelson da Silva Oliveira, do 1º ano do ensino médio, que participava ativamente de uma das aulas expositivas do projeto.

Segundo os idealizadores do projeto o importante é interagir e contribuir com a sociedade. Dentro da proposta, esse grupo de alunos da UVA já esteve realizando outras experiências em diversos locais da cidade de Sobral, em outra versão do projeto denominado GPAP Móvel, com atuação no Beco do Cotovelo, no Boulevard do Arco, na Rodoviária e em praças movimentadas.