.

.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Livro : Guia de Plantas visitadas por abelhas na Caatinga



No Jornapis edição 4 você confere o resumo do livro, no DICA DE LEITURA, e quem quiser conferir todo o livro , o blog coloca a leitura a sua disposição. 

Tenham uma ótima leitura e boas descobertas !


JornApis 4 edição

JornApis No 4(Jul Set 2012) by Marcela Sheila Xavier

X Encontro sobre abelhas


       O  Encontro Sobre Abelhas, que acontece a cada dois anos em Ribeirão Preto - SP desde 1994, constitui hoje o principal evento científico sobre pesquisas com abelhas no Brasil. O X Encontro sobre Abelhas, que tem como tema principal “Um século de pesquisas no Brasil” celebra a relevância da crescente pesquisa com abelhas no mundo atual e principalmente em nosso país. O evento é uma grande oportunidade para toda a comunidade científica envolvida com estudos de abelhas,além de conhecer alguns dos principais nomes da pesquisa mundial na área, bem como conhecer os laboratórios e as linhas de pesquisa com abelhas existentes no campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, que abriga 11 professores e mais de 40 alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores de Pós-doutorado diretamente envolvidos em pesquisas com abelhas. Este campus abriga ainda a maior coleção mundial de abelhas sociais sem ferrão (Meliponini), além de ser um centro mundialmente reconhecido por suas pesquisas com abelhas africanizadas, tanto na área de genética quanto na área comportamental e de manejo.
         
 Durante a conferência, serão apresentados e discutidos os seguintes temas: 
* Sistemática, filogenia e biogeografia de abelhas; 
* Conservação e avaliação da biodiversidade de abelhas tropicais;
* Comportamento de abelhas melíferas e de abelhas nativas;
* Sistemas de comunicação;
* Ninhos de abelhas;
* Biologia da polinização, relação insetos-plantas;
* Biologia e manejo de abelhas africanizadas;
* Pragas, parasitas e doenças de abelhas tropicais;
* Produtos das abelhas e nutrição de abelhas
* Genética de populações e citogenética de abelhas;
* Avanços em genômica e fisiologia, abordagens em “systems biology”;
* Biologia e genética de desenvolvimento de abelhas. 

Endereço do evento:
Hotel J P‎
Bairro Jd S José, CEP: 14097140
Travessa Anhanguera, 306 - Subsetor Norte 2, Ribeirão Preto, 14055-098
(0xx)16 2101-1400

Fonte : Confederação Brasileira de Apicultura

Maiores informações entre no site do evento:

quinta-feira, 12 de julho de 2012

JORNAPIS, 3 EDIÇÃO




Aguardem a 4 edição !

Apitoxina: O que é? Quais as suas propriedades?


  


A  apitoxina  é  o  composto  ativo  do  veneno  das  abelhas,liberado quando o inseto ferroa as pessoas ou animais. O ferrão é seu  instrumento de defesa contra agressões ao ninho e às abelhas. O veneno é liberado juntamente com o feromônio de  alarme  (Isopentilacetato)  que  alerta  as  outras  abelhas  da colônia sobre a presença de intrusos. Para produção comercial,  o  veneno  é  coletado  quando  as  abelhas  são  obrigadas  a passar  sobre uma placa de vidro conectada a baterias elétricas. A corrente estimula a abelha a protrair o ferrão e  liberar mais ou menos 0,02 mg de veneno, que, secando rapidamente, será raspado posteriormente. A apitoxina é constituída principalmente  de  enzimas,  proteínas  e  peptídeos;  aminas  ativas como histamina e dopamina, além de aminoácidos. O veneno é usado em preparações farmacêuticas nos tratamentos de artrites,  reumatismo,  sinusite e na dessensibilização de pacien-tes alérgicos a picadas de abelhas.  

Quanto Custa? O preço de cada grama da Apitoxina já alcançou cinco vezes mais que o mesmo peso em ouro no mercado  internacional,  tornando-a uma  fonte de  renda adicional 
ao apicultor, ao invés de ser apenas uma ameaça .

Texto retirado do Jornapis 3ª

Alunos da UVA desenvolvem pesquisas com abelhas Jandaíras e Africanizadas.


        


            Estudantes  do Curso  de  Zootecnia  da Universidade  Estadual Vale  do Acaraú  estão desenvolvendo  pesquisas com abelhas e com polinização. A região é muito carente de Laboratórios  e  de Centros  de  Pesquisas  para  realizarem  estudos  que  possibilitem  o incremento das cadeias produtivas da apicultura e da meliponicultura (criação de abelhas sem  ferrão). Com essa visão a UVA procura acompanhar as  técnicas de manejo cotidianas nos apiários de base familiar no Território de Sobral e desenvolver metodologias que levem os apicultores a aplicarem novas técnicas visando viabilizar a produtividade junto aos produtores e a melhoria da qualidade dos produtos obtidos. Nestes projetos estão envolvidos os acadêmicos de Zootecnia José Elton de Melo, Jânio Ângelo Felix, Fernando Rocha Aguiar, Patrícia Matias Araújo e Talicia Lima Marinho. 



Texto retirado do Jornapis 3ª

Vem ai a 4ª edição do Jornapis

Ontem 11/07/12, a diretoria do GPAP se reuniu para programar a 4ª edição do jornal "JORNAPIS''. Estamos com Email novo : jornapis@gmail.com . Quem desejar receber é só deixar email " quero receber o Jornapis ". Essa 4ª edição vem cheia de novidades , vale a pena conferir.